A História

Diploma de medalha de ouro atribuída a Clarimundo Faria de Andrade – “Mestre Pulu” – por mérito de participação na 1ª Exposição de todas as Colónias Portuguesas, Cidade do Porto 1934.

Clarimundo Faria de Andrade, natural da Ilha Brava, mais conhecido por Mestre Pulú em São Vicente mudou-se para Praia em 1939/40 para dedicar-se ao Professorado na Escola Profissional de Artes e Ofícios. Com duas oficinas: Carpintaria-Marcenaria e Serralharia-Mecânica.

Sempre teve em casa um “atelier” onde, nas horas vagas, dava largas à sua imaginação. Ensinou muitos aprendizes a confeccionar peças de mobiliário, assim como no fabrico artesanal de cachimbos, de que era exímio fabricante.

Comprando ferramentas no exterior, ou fabricando os utensílios necessários, Mestre Pulú começou a evoluir e, em pouco tempo, os seus cachimbos passaram a ser procurados tanto por caboverdianos como por estrangeiros.

Paralelamente aos cachimbos, foi criando novos motivos artesanais, evoluindo principalmente no fabrico de mobiliário. São igualmente famosas as suas Cadeiras de Baloiço com fundo em palha, assim como maquetas de embarcações.

Em 1987, por motivos de saúde, Mestre Pulú deixou de dedicar-se ao artesanato. Em 1988, a 29 de Abril, faleceu em Portugal, deixando assim uma grande lacuna no artesanato Caboverdiano. Seu filho José Manuel Faria de Andrade, “Zé Pulú”, desde então tem dado continuidade ao trabalho do seu pai pelo nome de Oficina Mestre Pulú, uma empresa de transformação de madeira, com reputação em todo o pais e qualidade reconhecida.

Hoje, a evolução desta empresa desde o desaparecimento fisíco do nosso Mestre Pulú, pelo seu filho José Manuel Faria de Andrade mais conhecido por “Zé Pulú”aposta na diversificação.

Além de comercializar e confeccionar móveis, também responde por acabamento e design de interiores.

São responsáveis pelos acabamentos em obras importantes, como: Todas a carpintarias da empresa PCF, Delegacia de Saúde de São Vicente, Loja Samsung Praia, Emprofac, Loja do Benfica e Hotel Odjo D’Água.

Esses trabalhos também são conquistas dado à disponibilização de artigos de qualidade reconhecida, Design e originalidade, introduzidos pela nova geração composta por 20 jovens dinâmicos sob gerência do neto de Mestre Pulú.